sábado, 12 de setembro de 2009

somos todos um/meu outro blog / clique aqui

A técnica sozinha não tem sentido. Só tem eficiência quando permeada pela inspiração e a intuição. O que é o corpo físico por mais belo que seja se não abrigar em si a centelha da vida? Se não for o Templo onde habita o Espírito?
É a comunhão entre técnica e a intuição, o corpo e o espírito que faz a diferença. Só assim o fazer artístico passa a ser autêntico, pois expressa com clareza a personalidade de quem o faz..


Lá fora, o mundo é a grande Arena. Só permanece de pé, aquele que soube construir em bases sólidas os alicerces de seu Templo...

É preciso coragem para sair do lugar comum. É preciso determinação para olhar o mundo de frente e não esmorecer diante de tanta disparidade. Uma Educação Viva só tem sentido quando envolve o ser humano, com os reais fatos que espelham sua grandeza interior e a dimensão da sociedade da qual ele é parte integrante.

A teoria das Inteligências Múltiplas, expostas pelo cientista Howard Gardner, a partir de 1983, deixa bem claro que, além da inteligência verbal e a Lógico-Matemática que prepondera em nosso sistema educacional, outros prismas da inteligência humana ainda marginalizados, aí estão para serem pesquisados com seriedade, pois dizem respeito essencialmente a enfoques onde “nossa Razão”, embora tão reverenciada, nada ou muito pouco pode opinar.

O psicólogo Daniel Goleman em seu Livro “Inteligência Emocional” expõe esta preciosa reflexão:


“Uma visão da natureza humana que ignora o poder das Emoções, é lamentavelmente míope. O próprio nome Homo sapiens, a espécie pensante, é enganoso à luz da nova apreciação e opinião do lugar das Emoções em nossas vidas que nos oferece hoje a Ciência. Como todos sabemos por experiência, quando se trata de modelar nossas decisões e ações, o Sentimento conta exatamente o mesmo, e muitas vezes mais que o Pensamento. Fomos longe demais na enfatização do valor e importância do puramente racional, do que mede o QI na vida humana. Para o melhor e pior, a inteligência não dá em nada, quando as Emoções dominam.”. (D. Goleman. 1995, p.18)


Apesar da indiferença que notadamente prevalece na mentalidade de nosso sistema Educacional, ao alicerçar seus fundamentos numa educação excessivamente Cartesiana, ainda existe quem acredite na Arte não apenas como produto decorativo, mas como um instrumento mais amplo do saber humano, conhecimento Intuitivo e por tudo isto, um dos pilares básicos, para a formação equilibrada do cidadão que pensa, sente e age no mundo.

Decisivamente a Arte como linguagem do Coração, em todas as suas modalidades, quando bem direcionada, é um poderoso instrumento que tem muito a contribuir, para ampliar estas “novas dimensões da natureza do homem”, e assim amenizar o clamor de uma humanidade emocionalmente carente, apática e ainda desequilibrada.

É um desafio gratificante navegar por essas rotas tão poucas exploradas da psique humana. Saber que o conhecimento é universal, não tem limite, não é propriedade particular de ninguém e é acessível a todo aquele que quer aprender. Mesmo porque existem múltiplas formas de aprendizagens que extrapolam o convencional.

Ao trabalharmos nossa sensibilidade, estaremos contribuindo para o nosso crescimento interior e para um padrão de vida mais sadio em nossos relacionamentos com os outros. Acordar no homem a sua transformação, sua ecologia interior.

Libertar suas amarras e seus reflexos condicionados. Despertar para o inusitado. Transitar com reverência e disposição de aprender, o caminho promissor entre o profano e o Sagrado. Ter a agudeza de saber perceber a essência humana, compreender seus limites e, sobretudo valorizar suas aptidões.

A realização de todo trabalho humano, só tem sentido quando é compartilhada imparcialmente com os outros. O fruto de meu trabalho é para o seu bem estar. O fruto de seu trabalho é para o meu bem estar. E somente assim estaremos cumprindo com nossa função de pessoas solidárias e feitas à imagem e semelhança do Supremo Criador. Enfim... “Somos todos um”!
Jbconrado*

Lindos, aos poucos visito a todos, estou no fim do curso universitário
e cheia de compromissos, mas logo terei tempo!!
bj na alma!!!
Elane

19 comentários:

  1. QUERIDA AMIGA ELANE, MARAVILHOSO E SOBERBO TEXTO... E ASSIM MUITO SE APRENDE... ADOREI!!!
    UMA BOA TARDE DE DOMINGO, BEIJINHOS DE CARINHO,

    SUSY

    ResponderExcluir
  2. Oi, Elane, também ando sem tempo pra visitas e comments...
    Muita coisa na cabeça e por fazer...

    Muito bom o post.
    Bastante reflexivo, e que sejamos solidários o suficiente para vivermos bem, em unidade e sintonia.

    Mas, é difícil, rsrsrs...

    Beijos, boa semana.

    ResponderExcluir
  3. Um beijo no seu coração minha doce amiga mais do que especial, desejo a voce uma semana cheia de amor e muita paz, e cuide se muito...beijos na alma e fique com Deus sempre....

    ResponderExcluir
  4. Lindo demais Elane muitos beijinhos e sorte no tcc até!

    ResponderExcluir
  5. Lane,

    Quando libertamos o coração, todos os sonhos se desamarram.

    Maravilhoso começo de semana, menina linda que adoro.

    Rebeca

    -

    ResponderExcluir
  6. Olá, minha linda!!!

    Eu estava com saudade de ti e desse cantinho tão especial que é seu blog !!!

    menina, fim de curso é uma correria que só quem passa sabe, né?

    Uma semana abençoada pra ti..
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Bom dia minha linda menina, deixo te um beijo e o desejo que sua semana seja cheia de amor e paz...fique com Deus e muito sorriso no rosto...

    ResponderExcluir
  8. Este texto tem sabedoria e classe!!!!
    Nenhum lugar pode ser o seu porto seguro se você não possuir a sua paz interior. A paz exterior não se firmará, se lhe faltar o fundamento que vem de dentro de você mesmo. ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ Seja paciente! As coisas nem sempre caminham como esperamos e no momento em que queremos. Exercite a sua paciência e tolerância para que consiga atingir o seu objectivo final.
    BOA SEMANA! Convido para um cafezito no meu blogue.

    ResponderExcluir
  9. Este post ficou magnífico, Lane! "Transitar com reverência e disposição de aprender, o caminho promissor entre o profano e o Sagrado." Isto é fundamental para nossoa integração interna. Assim, nos integramos a tudo e todos que nos cercam. Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Lane,

    O que dizer, menina? Você é surpreendente e, ainda por cima, emociona. Sinta meu carinho e saiba que você sabe conquistar sorrisos sinceros de uma amizade.

    Beijo bem grande, menina linda que adoro.

    Rebeca


    -

    ResponderExcluir
  11. Bom dia minha linda menina, passando pra desejar uma belissima terça feira pra ti,,,paz e muito amor no corçaão...beijos na alma....fique com Deus...

    ResponderExcluir
  12. Gosto de seus textos, irei visitar seu outro blog, mas continue de vez em quando vindo aqui!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  13. Um beijo menina e uma linda tarde. cuide se fique com Deus sempre.

    ResponderExcluir
  14. Estou de volta e visitando meus amigos.
    Não poderia deixar de passar aqui tb.
    Senti muita falta desse mundo que é fascinante,dos meus amigos que aqui ganhei,e hoje fiz um post especial,te espero lá.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  15. Menina linda de coração e alma, desejo a voce toda paz do mundo pra poder sonhar e um lindo final de semana cheio de amor e leve meus beijos na alma.

    ResponderExcluir
  16. Amigos, venham conhecer o novo blog que estou inaugurando hoje, o link é:
    http://crescerdatrabalho.blogspot.com/

    Espero por vocês lá.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Interdependentes sim.
    Um.
    E isso também contribui para a tal onipresença de Deus.
    Pois Deus em cada um na interdependência é isso, acho eu.

    ResponderExcluir
  18. Oi amiga Elane! "De vez em quando eu venho aqui" Venho e fico muito feliz.Belo texto e muito reflexivo, algo que nos coloca a pensar neste binômio corpo e alma.A emoção e a razão, a inspiração e a técnica,a consciência e a ciência, o dom e a arte, a vida e nossas obras.O tempo colhe a vida, colhe a eternidade,colhe a existência, alegrias e tristezas,colhe nosso vigor, fio a fio a nossa idade,
    mas não colhe nossas obras e singeleza.O tempo verga o homem, e tira a sua vitalidade, dá ao espírito a experiência, e ao corpo a fraqueza,leva-o ao túmulo, mas não o risca da posteridade, e ao valor de suas obras se creditará essa proeza.Feliz de quem faz uma obra não só pela popularidade,
    bem-aventurado é o rico que não se projeta pela riqueza, viverá ele após a morte, se foi um ser humano de verdade,será sempre lembrado pelo seu amor e obras, tenho certeza.Saudações Poéticas - Mario Neves.

    ResponderExcluir

Agradeço suas preciosas palavras!!bj!!

Você pode gostar:

Decepção

Em algum momento da vida sofremos decepções pequenas e grandes, seja com algum amigo, familiar, a pessoa que nos relacionamos intimamente, ...