quinta-feira, 5 de junho de 2008

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL***por onde começar???



“Mas, por onde eu devia começar? O mundo é tão vasto, começarei com meu país, que é o que conheço melhor. Meu país, porém, é tão grande. Seria melhor começar com minha cidade. Mas minha cidade também é grande. Seria melhor eu começar com minha rua. Não: minha casa. Não: minha família. Não importa, começarei comigo mesmo.”- Confúcio

É preciso, mudar nosso estilo de vida a fim de assegurar a preservação do meio ambiente ,isso é difícil,mas é urgente, pois as consequências atingirão não só uma coletividade, mas todo o planeta!!!

A pegada ecológica* de nossa espécie está consumindo em torno de 20% a mais do que o Planeta consegue repor, segundo estudo realizado por 1.300 cientistas de 95 países. E como as relações entre as pessoas, as organizações e as nações não são iguais, uns conseguem explorar mais que outros. Segundo o Relatório Planeta Vivo – WWF, os povos da África e Ásia, por exemplo, usam em torno de 1,4 hectares por pessoa, os brasileiros usam em média 2,3 hectares, enquanto os povos da Europa Ocidental usam cerca de 5 hectares por pessoa. Nos EUA, cada norte-americano consome o equivalente a 9,6 hectares de recursos do Planeta. Com menos de 5% da população mundial, os Estados Unidos consomem 26% do petróleo, 25% do carvão mineral e 27% do gás natural mundial.

* A Pegada Ecológica constitui uma forma de medir o impacto humano na Terra. Este conceito, desenvolvido por Mathis Wackernagel e William Rees, autores do livro “Our Ecological Footprint - Reducing Human Impact on the Earth” (1996), exprime a área produtiva equivalente de terra e mar necessária para produzir os recursos utilizados e para assimilar os resíduos gerados por uma dada unidade de população.


Felicidade e Meio Ambiente

As pessoas acham que para ser feliz,tem que ter muito dinheiro,logicamente,precisamos dele,para suprir nossas necessidades básicas,até usufruir dele para lazer,viagens,mas daí,passar a querer sempre mais,com o consumismo desenfreado, produzindo lixos que são absorvidos pela terra,produzindo gases poluentes que acabam causando a morte de muitas pessoas e de animais.

Sabemos da importancia das industrias na transformação da matéria prima em produtos úteis a nós, mas não nos deixemos embrutecer,nao nos deixemos levar pelo neoliberalismo, que prega a falsa beleza,onde todos os adultos tem pele de bebê, onde mostram um mundo igual para todos,

onde a felicidade se compra, basta ter dinheiro para usufruir do que há do bom e do melhor. Um mundo que não está ao alcance dos mais pobres e dos trabalhadores apenas por que eles não querem, mas " por serem preguiçosos e escolheram não estudar nem trabalhar para viver das benesses do Estado" ou porque escolheram exercer trabalhos subalternos que pagam pouco em vez de se esforçarem mais, se capacitarem mais, e se tornarem trabalhadores melhores, mais bem remunerados. Em outras palavras," não há nada de errado com o sistema, errados estão os pobres e os que ganham pouco"! Uma mentira cruel de um sistema que se apropria dos recursos naturais e da força de trabalho humano apenas para concentrar renda e poder nas mãos de uma pequena parcela da população, enquanto exclui os mais pobres e nega a eles e aos trabalhadores educação de qualidade, moradias decentes com saneamento básico, alimentação suficiente. Nenhuma educação, nenhum esforço de trabalho, por melhor que seja, será capaz de enfrentar esta estrutura de apropriação de riquezas e concentração de rendas!


Estes falsos sonhos aprisionam as pessoas na ciranda do consumismo, por um lado, e da produção, por outro. As pessoas se obrigam a trabalhar intensa e incessantemente para obter dinheiro suficiente para ter acesso a este mundo melhor e maravilhoso que qualquer um pode entrar se tiver dinheiro para pagar a entrada. Aos poucos as pessoas vão se embrutecendo espiritualmente, tornando-se individualistas, egoístas, materialistas. E por que trabalham o tempo todo, mal têm tempo para si próprias, para cultivar uma arte, um esporte, um lazer, passear e ver o pôr-do-sol, o luar, ouvir o barulho do vento, dos pássaros. Também não têm tempo para cultivar um amor, a família, os filhos, os amigos. Menos ainda para serem solidários com os que sofrem, a não ser com uma esmola qualquer que lhes alivie a consciência.

Se queremos um planeta preservado, de verdade, não basta apenas lutar contra poluidores e depredadores. É preciso também que nos esforcemos para mudar nossos valores consumistas, hábitos e com­portamentos que provocam poluição, atitudes predatórias com os animais, as plantas e o meio ambiente. Mas só isso não basta, pois não há coerência em quem ama os animais e as plantas, mas explora, humilha, discrimina, odeia seus semelhantes. Por isso, precisamos, além de nos tornarmos ambientalmente corretos em nossas ações, nos esforçar-nos para sermos também mais fraternos, democráticos, justos e pacíficos com os nossos semelhantes.

Não é porque obtemos consciência ambiental, que somos melhores,temos que melhorar a cada dia,estamos em evolução,temos que saber que todas as ações ambientais são importantes,Infelizmente, sérias distorções no modelo econômico, motivado pela ganância, têm gerado concentração de renda e corrupção, que por sua vez resultam em miséria, pobreza, violência.

Tão importante quanto à preservação da natureza e a ecoeficiência nas empresas é ainda a luta de cidadãos e de organizações por justiça social e melhor distribuição de riquezas, especialmente naqueles segmentos da sociedade que dependem do meio ambiente preservado para sua subsistência, como os pescadores, agricultores, e também os indígenas, entre outros. Nossa espécie também faz parte da Natureza. A pobreza, a fome, a violência, extinguem seres humanos.

VAMOS JUNTOS LUTAR PELA PRESERVAÇÃO DE TODAS AS ESPÉCIES,

PRINCIPALMENTE A HUMANA!

fonte de pesquisa:espaço ecológico,adaptação , contextualização:Elane



10 comentários:

  1. querida Elane,excelente seu texto, hoje estamos nesta jornada do professor e acabei adorando pois aprendi mais e revi alguns conceitos de minha fauldade do curso de meio ambiente que fiz.adorei suas colocações amiga, meus parabéns!que seu dia seja cheio de consciencia, pois todos precisamos muito dela neste momento!bjus mil, walk on forever,monicavox

    ResponderExcluir
  2. Você está participando com um texto altamente crítico e isso é importante para despertar a preocupação com o se r humano ameaçado de extinção com essa evolução tecnológica desenfreada. Realmente temos que contextualizar essa preocupação com o meio ambiente e a maneira, você postou muito bem, por nós mesmos como disse Confúcio! Lindo seu post amor... bj e ótima quinta

    ResponderExcluir
  3. Lindinhaaa!!!Como sempre abordando sua visão de mundo, mas sem deixar a responsabilidade individual. Adorei!!!Mas vc é metida né...rsrs...iniciar com Confúcio?? é para dar um "tapinha" logo de inicio né...rsrsrs.Mas deixando a brincadeira de lado, gostei muito do texto e sabe que qdo não gosto falo tb...rsrsr.Tenha um lindo dia bruuu!!!Bjaooo

    ResponderExcluir
  4. Maravilha de texto meu anjo, e claro, estamos juntinhos nessa luta, vamos salvar nosso planeta....beijos carinhosos a ti.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Qdo houver a conscientizacao, o respeito entre os seres humanos, tudo será preservado. Inclusive o respeito a Natureza, tema principal do dia.

    Belissimo...


    Bjs....Marcinha*

    ResponderExcluir
  7. Nem prestei atenção ao post...fiquei uns 10 minutos olhando sua foto entre os girassois, que coisa linda, está solteira?

    ResponderExcluir
  8. Estou rindo com a pergunta de Wilson. Daqui a pouco você está nas D+ (merecidamente) e ele com o olho roxinho. rsrs (se não gostar da brincadeira pode excluir)

    Sua postagem está show. Confúncio, já diz tudo. Qualquer idéia de mudança, de consciência, temos que começar por nós. Mas nós fazemos tão pouco de um modo geral.
    Muitos falam de meio ambiente como algo distante. Nós somos e fazemos o meio ambiente. Cada lugar que estamos, casa, trabalho, faz parte do meio ambiente. Quantos tem consciência disso? Inclusive eu mesma.

    Excelente a sua contextualização.
    abraços

    ResponderExcluir
  9. Boa noite querida; começar pelo modelo economico do mundo. O capitalismo destrói os principais elementos do desenvolvimento da humanidade, o homem e os recursos naturais.

    ResponderExcluir
  10. Precisamos aprender a desenvolver sem destruir.

    ResponderExcluir

Agradeço suas preciosas palavras!!bj!!

Você pode gostar:

Decepção

Em algum momento da vida sofremos decepções pequenas e grandes, seja com algum amigo, familiar, a pessoa que nos relacionamos intimamente, ...