sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

solidão/meu outro blog,clique aqui

foto by Sergio R. Ferreira

A corrreria do dia a dia nos torna cada vez mais individualizados, perdidos nos nossos problemas, no cansaço, nas nossas preocupações...
Mesmo estando acompanhados(a), é comum sentir solidão, " é cada um no seu quadrado", esquecemos que a melhor forma de aliviar as dores, é partilhar nossas angústias, mas quase sempre nos escondemos, tornando-nos seres fragilizados, angustiados, perdidos em meio a um turbilhão de monstros, idéias tristes e comportamento distante, frio e egoísta, como se fôssemos os únicos seres com problema na face da Terra...
Na íntegra um texto de Ronaldo Nezo:
Pesquisadores do comportamento indicam que a solidão talvez seja o sentimento mais presente no coração das pessoas. Trata-se de um fenômeno da sociedade chamada de pós-moderna. Essa pesquisa mostra que 90% dos homens sentem-se sozinhos. Curiosamente, esse sentimento de abandono está presente mesmo entre aqueles que têm amigos, família. Ou seja, não é preciso viver isolado para se sentir isolado.

Não raras vezes, a sensação de solidão é intensa ainda quando se está num bate-papo com conhecidos. Quem a experimenta, sente-se deslocado. Sorri, enquanto o coração chora; conversa, mas não confessa. Predomina a máscara, numa tentativa de manter o convívio social, já que o interior permanece oculto, guardado de tudo e de todos. Quantas vezes você já sentiu isso???
Segundo Ronaldo Nezo,"quem vive sob domínio desse sentimento vive uma farsa diária. Talvez necessária. Afinal, nem sempre o mundo exterior está pronto para lidar com os sentimentos do solitário. Essa pessoa pode guardar segredos, ter desejos não confessáveis".

Entretanto, a vida se torna vazia.
Imagine alguém num lugar qualquer... Quem sabe uma festa, cercado de pessoas alegres, falando alto... E ele ali... Sozinho, pensamentos distantes... É apenas um estranho. Não há ninguém com o qual possa compartilhar, falar. E ainda que existisse, continuaria sozinho. Sozinho, porque talvez careça de muito mais que um ouvido amigo. Sua necessidade é de uma experiência real, verdadeira, concreta de relacionamento.



A solidão é um sentimento quase sempre inconfessável. As pessoas não gostam de admitir suas fragilidades interiores. Preferem mostrar a face segura, forte - aquela que nos torna amados.



O mundo gosta de gente assim. De pessoas bem resolvidas. Poucos toleram o frágil. Confissões sentimentais são coisa para os fracos. Ou reservadas para os divãs dos psicólogos, terapeutas. Até mesmo nos relacionamentos amorosos, as pessoas preferem quem se apresenta dono de si. Por isso, é preferível esconder-se.
Porém, a própria necessidade de ter ao lado alguém seguro revela a nossa insegurança. A verdade é que somos todos um pouco meninos... Atrás de nossos olhos se esconde o desejo de ser amado. A vontade de ser compreendido. A necessidade de mais que palavras... A busca por algo ou alguém que toque o coração e torne a vida plena... Que nos faça sentir aconchegados.(R.NEZO) 

*******************************************************************************************
PENSO EU Q O MELHOR SEJA QUE:
 
Sejamos nós mesmos, tristes, felizes, mas que tenhamos sempre no coração a nossa verdade, pura e imaculada, sem máscaras, somos seres em evolução, não super-heróis...
Nessa busca incansável do "viver bem", é necessário muito amor e compreensão, para que a partilha diária seja no sentido da união, independente de estarmos sozinhos ou não...
 
bj na alma!!ótimo fim de semana a todos!!!
ELANE

9 comentários:

  1. Solidão,,,nem me conta como ela é,,,seu semblante,,,sua insistencia em viver junto,,,eterna e fiel, louca,,,sem jeito,,,chuva num jardim,,,ela dói de uma distancia tão proxima,,,dentro de nós mesmos,,,,um lindo final de semana pra ti meu doce anjo,,,beijos na alma e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Solidão é minha companheira inseparável...
    TODOS precisam de atenção, de um carinho, mesmo aqueles que aparentam muita segurança.

    ResponderExcluir
  3. A solidão é um vasto assunto. Em minha modesta opinião tem muito a ver com quem não está bem consigo mesmo.

    ResponderExcluir
  4. É verdade. Muitas vezes não queremos assumir nossas fragilidades e preferimos viver com máscaras. É preciso muito amor dentro das pessoas para que elas possam compreender umas as outras e assim não terem medo de assumir quem realmente são, pessoas sensíveis, com dúvidas, com tristezas, etc...pois é muito ruim viver em uma solidão dentro de si mesmo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Devo estar "gagazinhando", mas gosto da solidão. Me da paz de espirito, encontro comigo mesma. É um sentimento de estar viva que me da alegria e sensação de que estou ind bem num om caminho.
    Me sinto so qundo nao consigo resolver um problema e nao tenho ninguem para me ajudar e ja estou cansada de lutar,ai sinto um outra coisa. E graças a Deus,agora me aparceu umtio que me mostrou que o sentido de familia é algo muito impoante e especial. Ano passado oi uma irma. E por ai a vida vai. Adorei seu blog, ja "passei" por algo parcido com essa ponte. Fico felizque voce tenha encontrado uma pessoa.
    Nesse momento tento encotrara mim mesma.
    Felicidades e de vez em quando va la sim? Adrei o nome do blog tb.
    Beijos da Cam

    ResponderExcluir
  6. Olá Elane. Fiquei feliz por ter usado meu texto em seu blog. Também gostei de ter visto meu nome citado nele. Entretanto, por ter publicado basicamente na íntegra, sem mudanças, gostaria de sugerir que, noutras ocasiões, pudesse citar que tirou do meu blog. Quem sabe com um link, para que seus leitores também conheçam outras coisas que escrevo. Fica ainda mais gentil de sua parte e me honra por ser autor dessas reflexões.

    Um abraço.

    Ronaldo Nezo
    www.blogdoronaldo.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Lane, realmente um ótimo texto, e que nos leva a refletir.

    Além da solidão, o nível de estresse e de doenças mentais e físicas tem aumentando, no corre corre do dia a dia, nas insatisfações, nessa busca louca do ter.

    E ainda me tem chamado a atenção que sempre que se fala de amigo, se fala do amigo para está junto nas horas ruins, mas tenho percebido e sentido na pele que poucos são amigos na hora de escutar nossas alegrias, nossos casos de amores, nossas viagens....ou até amigos reais que leiam o blog e nos incentive, e comente.

    beijo

    ResponderExcluir
  8. Excelente texto! Costumo dizer que vejo zumbis ambulantes pelas ruas, meios de condução, locais públicos. Seres dissociados de si mesmos, caminhando como que por osmose, porém com ares atordoados... Lamentável quanto o ser humano está distante de sua alma, de sua verdade interior, de sua essência divina! Daí tantas consequ~encias avassaladoras consigo e com o meio que o rodeia. A solidão é um sinal cada vez mais crescente, bem proeminente de nossa atualidade. Beijo a você, ao Sérgio e filhos.

    ResponderExcluir
  9. Olá Elane, parabéns! adorei o espaço...a música linda! Voltarei para saborear mais. Abração.

    ResponderExcluir

Agradeço suas preciosas palavras!!bj!!

Você pode gostar:

Decepção

Em algum momento da vida sofremos decepções pequenas e grandes, seja com algum amigo, familiar, a pessoa que nos relacionamos intimamente, ...