besos

besos

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

DICAS PARA ECONOMIZAR NA COZINHA...

Para quem pensa que são necessárias grandes mobilizações para salvar o mundo, saiba que as pequenas ações são extremamente importantes e elas podem começar pela sua cozinha. Mas, o que o meu arroz e feijão tem com isso?

Você pode nem acreditar, mas o impacto negativo da alimentação e do preparo dos alimentos são bem grandes para o planeta. Afinal, basta fazer uma análise rápida e pensar em todo o percurso feito para que ele chegasse em seu prato. Do transporte da fazenda ao distribuidor, do empacotamento às prateleiras do supermercado, até, por fim, chegar à sua cozinha.

Ciente de todo esse processo, que tal deixar para trás alguns hábitos na hora de preparar os alimentos? Nós separamos cinco dicas super práticas para você colocar em ação hoje mesmo!

1. Panelas – Tampe sempre as panelas para aproveitar o calor e, assim, cozinhar os alimentos com mais rapidez. Outra dica bacana é aprender a usar a panela de pressão até mesmo para os preparos mais simples. Isso economizará cerca de 60% de gás.

2. Geladeiras e Refrigeradores – Nunca os posicione próximo ao fogão, pois com o calor os refrigeradores consomem mais energia para compensar o ganho de energia. Outro cuidado importante é cuidar para não deixar formar excesso de gelo nas paredes da geladeira, isso reduz a circulação do ar frio. Nas duas situações o gasto de energia é maior para compensar a temperatura e manter o ambiente resfriado.

3. Fogo baixo – Essa é a melhor forma de cozinhar os alimentos, já que a água não ultrapassa 100ºC em panelas comuns. Ou seja, não adianta levantar o fogo que sua comida não irá cozinhar mais rápido.

4. Alimentos – Na hora de comprar os alimentos opte por produtos frescos e produzidos perto da sua região para economizar combustível e energia. Isso porque os alimentos produzidos longe irão poluir o ambiente amitindo uma quantidade maior de CO2 e os congelados por consumirem 10 vezes mais energia em sua produção.

5. Eletrodomésticos – Quando for escolher aquele aparelhinho que vai ser uma mão na roda para preparar aquele seu prato especial, prefira os eletrodomésticos de baixo consumo. Não sabe como fazer? Basta olhar se ele tem o Selo Procel de economia de energia.

LEIA TAMBÉM:

Mora sozinha? Veja dicas de como fazer compras no supermercado - Saiba o que vale ou não a pena colocar no carrinho

Dicas de economia - Veja 8 dicas para administrar seu orçamento e um passo a passo para o dinheiro sobrar


2 comentários:

  1. Lane, amiga querida. Muito útil e interessante essa sua postagem. Adorei as dicas.
    Beijo carinhoso no seu coração.
    Manoel.

    ResponderExcluir
  2. Ola minha querida, obrigado de coração pelo carinho lá no recanto dos autores, é sempre gostoso estar ao lado de quem a gente gosta muito, assim como voce...beijos e beijos e fica com Deus...abraços no mestre...

    ResponderExcluir

Agradeço suas preciosas palavras!!bj!!