quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Violência Doméstica- parte 1

A violência contra a mulher ocorre principalmente no espaço doméstico, podendo ser cometida pelo pai, companheiro, marido, namorado, ex-marido, ex-namorado ou mesmo por outras pessoas com quem a mulher mantém relações afetivas ou íntimas, como filhos, sogros, primos e outros.

Essa forma de violência afeta a saúde física e mental da mulher, traz dificuldade em seu desempenho profissional, aprendizagem, podendo levá-la ao uso de drogas e a outros comportamentos de risco, como a prostituição.

Atualmente, as drogas ilegais, o álcool e o ciúmes são apontados como fatores que desencadeiam a violência doméstica contra a mulher.

O alcoolismo é o maior responsável pela violência doméstica.

Segundo estudos com populações de várias partes do mundo e diferentes culturas, um grande número de mulheres relata que já foram agredidas física, psicológica ou sexualmente pelo menos uma vez na vida.

Estatísticas demonstram que o risco de uma mulher sofrer agressão em sua casa é NOVE VEZ MAIOR do que na rua ou no local de trabalho.
Ficou também comprovado que em OITENTA E CINCO POR CENTO das agressões físicas ocorridas no lar, o cônjuge é apontado como o agressor mais frequente.

Estima-se que UMA ENTRE CINCO MULHERES já foi atacada física ou sexualmente.


Foi diagnosticado também que a prática de estupro e de violência doméstica é causa significativa de incapacitação e morte por mulheres na idade produtiva, tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento, não havendo distinção de classe social para a violência doméstica.

A violência sexual destaca-se como uma das principais formas de agressão. Afeta mulheres de todas as idades, raças e classe social e tem graves repercussões.

A violência doméstica representa imenso custo social, ocasionando UMA a CADA CINCO faltas de mulheres ao trabalho.

No Brasil 2,1 milhões de mulheres são espancadas por ano, a cada 15 segundos, uma mulher é agredida (dados da fundação Perseu Abramo, 2002).

A violência contra a mulher é considerada um dos mais sérios problemas que atingem a humanidade e está entre as principais causas de morte de mulheres entre 15 e 44 anos de idade.

É enorme o contigente de mulheres que são atingidas e não pedem ajuda. Elas sofrem caladas, sentem-se sozinhas, com medo e vergonha.

Muitas delas "entendem que são culpadas" pela violência sofrida, e a maioria depende emocional e financeiramente do agressor.

É fato que a violência doméstica atinge também os idosos, os deficientes físicos e as crianças.
Estatísticas demonstram que os homens que espancam suas parceiras também são violentos com as crianças dentro de casa.

Vários comportamentos considerados "naturais" passaram a ser classificados como VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, como:

*Impedir a mulher de trabalhar fora de casa.
*Negar-lhe a possibilidade de sair sozinha ou ter amigos.
*Impedí-la de escolher o tipo de roupa que deseja usar.
*Impedir sua participação em atividades sociais.
*Agressões domésticas de pequena monta ou desqualificação e humilhação privada ou em público.
*Relações sexuais forçadas dentro do casamento.

A violência pode ocorrer de maneira dissimulada.

A Violência de Gênero Constitui uma das Formas de Violação aos Direitos Humanos.

A própria mulher encontra dificuldade para romper com situações de violência, até por acreditar que seu companheiro tem o direito de puni-la, quando acha que fez algo errado ou infringiu as normas que ele determinou.

(fonte: Marli Parada).

3 comentários:

  1. Oieeee,
    Queria que muitas e muitas mulheres lessem esse texto. Queria que muitas e muitas repassassem, que divulgassem e que de uma vez por todas houvesse "tratamento serio pro assunto abordado."
    Que surpresa boa , você no meu canto. ☺☺♥
    A "Deusa" que você carinhosamente desenhou continua num lugar especial, onde me trás inspiração para lapidar meu espirito bruto.
    Um feliz feriadão, beijos meu daqui.

    ResponderExcluir
  2. Nossssaaaaaaa que noticia boa!!!!
    O lápis certo foi ótimo. Eu riiiiiii
    Ja estou muito feliz, só com a noticia. Adorei a descrição da minha deusa.
    Quero todos os detalhes, ☺☺☺☺♫♫♪

    ResponderExcluir
  3. bom dia florzinha de Jesus!!! existem mulheres fortes e existem mulheres que ainda não descobriram a sua força. vamos nos libertar de tudo o que nos cala a voz!!!

    ResponderExcluir

Agradeço suas preciosas palavras!!bj!!

Você pode gostar:

Decepção

Em algum momento da vida sofremos decepções pequenas e grandes, seja com algum amigo, familiar, a pessoa que nos relacionamos intimamente, ...