quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Informativo social...(serviço social)TERCEIRO SETOR

Diversos autores , que têm trabalhado esse conceito , partem da explicação inicial de que a sociedade atual está estruturada a partir de três grandes setores : o Estado ( primeiro setor ), o Mercado ( segundo setor ) e Organizações da Sociedade Civil que atuam sem finalidade de lucro com atuações de interesse público ( terceiro setor ).
Sendo assim , o Estado atua na esfera pública estatal , o Mercado na esfera privada e o Terceiro Setor na esfera pública não estatal .

Embora a grande maioria dos autores , que busca uma conceituação do Terceiro Setor , não reforce o fato de que a Realidade Social não se configura de forma fragmentada, dividida em três setores , como se fossem fenômenos isolados entre si , enfatizamos que não podemos desconsiderar que esta Realidade precisa ser compreendida em sua totalidade social .
Isto é, o político , o econômico e o social articulam-se indissociavelmente determinando a conjuntura e as demandas sociais .

**********************************************************

Estatística sobre o 3 setor no Brasil:

- 1999- 220 mil entidades, que atendem aproximadamente 9 milhões de pessoas, e movimentam por um ano um montante de recursos da ordem de 12 bilhões.

-2004- 400 mil entidades, que atendem aproximadamente 20 milhões de pessoas.



A grosso modo , poderíamos apresentar três principais razões que explicam a emergência do Terceiro Setor :
a substituição gradativa e intencional das funções do Estado de Bem Estar Social pelo chamado Estado Mínimo , resultante da implantação também gradativa da política neoliberal, levando ao sucateamento das políticas sociais públicas.

Embora o Estado de Bem Estar Social nunca tenha sido implantado efetiva e amplamente no Brasil, não podemos desconsiderar ações sociais de iniciativa pública , de importante presença no atendimento à questão social brasileira , reforçada, a partir de 1988, pela Constituição Federal seguida de diferentes leis orgânicas relacionadas ao atendimento a diferentes áreas e segmentos , que as promulgaram como dever do Estado e direito de cidadania ;
a legislação social trazida pela Constituição Federal de 1988 e decorrentes Leis Orgânicas que , garantidoras dos direitos sociais e de cidadania , com ênfase na participação popular , implicou na necessidade do reordenamento técnico e administrativo das instituições estatais e da rede privada . Além disso, houve o surgimento cada vez mais atuante e participativo de grupos sociais organizados, buscando fazer valer os direitos e conquistas trazidas por essa legislação .
o acirramento da questão social : profundas desigualdades sociais , pobreza acentuada, fome , aumento da violência , etc.
Nessa nova conjuntura política , social e econômica que vem se desenhando principalmente ao longo das duas últimas décadas , no contexto brasileiro , as organizações e instituições que atuam no chamado Terceiro Setor , principalmente na esfera da assistência social , educação e saúde , buscam não apenas sobreviver , mas atuar com qualidade social .

**********************************************************************

serviço social em revista--Londrina pr
***************************************
este assunto é polêmico, pois é um conceito portador da função de encobrir e desarticular o real.
Nossa abordagem sobre o 3 setor, não parte do conceito de um fenômeno isolado, mas tem como
ponto de partida o movimento e as tendências das transformações do capital.
Não entendemos como, o 3 setor fica na terceira colocaçãp, se acaba sendo o primeiro a suprir as
necessidades??
Por que a sociedade civil é 0 3 setor, se o Estado nas sua formação depende da sociedade?
e o Estado dependendo da sociedade civil é o 1 setor,então pq estão divididos??se andam juntos??
você pode responder???
usam a política do neoliberalismo, Estado mínimo.....
*Lane
*************************************************
explicitarei melhor sobre debilidades, as dicotomias,etc!
********************************************************
bj a todos!

meus blogs
http://elane-rebelo.zip.net/
http://bruxnha3.zip.net/

______________________________________________

5 comentários:

  1. Seu texto é muito interessante e desponta uma polmica, na minha humilde opinião, vejo que o terceiro setor está crescendo no país pq nossos goverantes estão abrindo mão de setores essenciais e para não jogar nas mãos da iniciativa privada acharam alternativas para "privatizar" setores considerados como essenciais. Tudo o que ocorre nada mais é que uma forma obscura do neliberalismo já enraizado neste país. Abraço gostoso e um beijo delicioso para vc meu amor.

    ResponderExcluir
  2. SEI NÉ,SERGIO,HUMILDE OPINAIO,EU Q O DIGA!!BJS
    MEU AMOR!

    ResponderExcluir
  3. Lendo e pensando. O problema é que sempre tem interesses outros por trás. Sempre o ganha x ganha.

    Mas entendo muito pouco. Estou aprendendo por aqui.

    abraços

    ResponderExcluir
  4. É verdade Lane, aqui no Brasil o 3º setor é o que mais atua em benefício da sociedade e sem a sociedade não tem porque existir o Estado (1º setor).

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. Olá, vc é assistente social? o terceiro setor será sempre muito polemico. Fiz um blog sobre esse tema, se der passa lá.

    ResponderExcluir

Agradeço suas preciosas palavras!!bj!!

Você pode gostar:

Decepção

Em algum momento da vida sofremos decepções pequenas e grandes, seja com algum amigo, familiar, a pessoa que nos relacionamos intimamente, ...