sexta-feira, 5 de setembro de 2008

perdoar...



Estava refletindo sobre aquela parábola bíblica que fala do rei que perdoou uma grande dívida de um súdito e foi livre do encarceramento (ou foi da morte?) e que logo após o perdão da dívida, ele em liberdade, cruza com um pequeno devedor dele.

Ao invés de praticar também o perdão, ele o sacode e cobra seu dinheiro, de valor tão menor do que aquele à qual fora perdoado.

O rei ao saber do fato, prende aquele que anteriormente havia perdoado.

Tiro a lição mais evidente que é perdoando que se é perdoado, nas palavras do Mestre S. Francisco de Assis e vejo à minha volta a crua realidade:
Aqueles que mais exigem o perdão são os que menos o dão na hora de perdoar os outros. Aqueles que exigem das outras pessoas tempo para si para cicatrizar as suas feridas são os primeiros a cobrar pelo imediatismo da remissão de seus atos para o outros. E em suma é como Petit-Senn já havia falado outrora: ” Quanto mais alguém se aproxima da perfeição, menos a exige do outro”.
Compreender o ser humano é uma árdua tarefa e implica conhecer-se a si próprio na condição de errante. Colocar-se no lugar do outro é um bom exercicío, a alteridade.

Já li uma vez que o perdão era o parto de si e a achei a simbologia disso bem forte.

Pode significar parir a dor que todos querem gerar, pode ser o parto de si para um renascer mais livre, assim também como pode ser tão difícil e gratificante ao espírito quanto a inevitável dor do parto - pois sem ela não há vida.

O perdão implica largar aquela dorzinha que acolhemos como nossa e colocamos no peito e não queremos mais soltar por rancor, por excesso de amor-próprio, por orgulho.

Enfim, quem não tenha uma mágoa no coração, que passe essa leitura adiante e ao invés de atirar-me a primeira pedra, me ajude a retirar as duras pedras que a alma traz com as mágoas do não-perdão.

____________


blog espiritualista


**************************

Hoje magoei alguém, consultei meus preferidos,

minhas inspirações para escrever,com carinho a todos,

e falar de perdão é algo confuso,não consegui escrever,

estou chateada demais, mas deixei esse post para mim e para quem

dele precisar...


muitos falam, eu não perdôo, só Deus perdoa,

mas cabe a nós jogarmos fora os lixos

que insistimos em carregar, não soltamos, é como termos um guardanapo de papel

sujo, amassado nas mãos e teimamos em não jogá-lo fora, talvez por um capricho,

pelo sabor de sofrer...


o sabor de sentir no peito,o aperto dolorido da tristeza,

do sofrimento,da mágoa
**Lane


_____________


Hoje tem chuva e frio,

espero que sirva para apaziguar as almas

refrescando os corações e enchendo

de amor suas vidas!!!

***************************

meus blogs




semana que vem atualizarei

os outros,espero vcs lá!!!

_________________________









11 comentários:

  1. Perdoar não é facil, muitas vezes a gente pensa que está se diminuindo por isso, mas ao contrario, estamos nos enaltecendo, é um gesto sublime,é algo divino, se não tomamos Jesus como exemplo, crucificado, humilhado,inocente,e antes de morrer disse, "Perdoai vos Pai, eles não sabem o que fazem...", é claro que Jesus foi unico, mas é sempr bom seguir os bons exemplos, e no mais, se voce não perdoa uma pessoa, quem fica remoendo o problema é voce, a pessoa que voce deixa de perdoar não ta nem ai pra voce...é compelxa a historia...mas enfim, seu post é uma reflexão e tanto pra vida, fico feliz de estar postando...beijos em sua alma poetica e cada vez mais encantadora....beijos carinhosos, lindo final de semana pra ti, e fique com Deus...

    ResponderExcluir
  2. Amiga, O primeiro passo pra aprender a perdoar é perdoar a nos mesmos, e isso é muito difícil de aprender a praticar, porque nem sempre nos achamos dignos de nos darmos o nosso próprio perdão, quando dizemos "não te perdoou" na verdade você diz " não me perdoou" porque o outro as vezes nem quer ou se quer lembra que um dia precisa do nosso perdão. Amiga hoje fui fazer um socorro espiritual e foi algo muito difícil, pois era uma mãe muito aflita, mas com a intercessão de Deus acho que consegui atender, ouvir, orar e a vida é fácil o complicado é que falta muito Amor e perdão. A vida deve ser vivida como se este dia fosse o ultimo de nossas vidas, por exemplo vou dormir agora tendo a certeza de que hoje fiz o meu melhor e se amanhã eu não acordar (se Deus me chamar) tudo que eu tinha pra amar a mim e aos outros e perdoar a mim e aos outros eu fiz hoje, então vou dormir sem mágoas, ressentimentos e sem deixar coisas inacabadas, porque vou me apropriar do que li lá no blog do amigo Everson da música do Renato Russo "É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã".
    Amiga o Flor também é Sagitário, imagine dois que amam a liberdade, ir e vir, e que amam mas não gostam de admitir, pois isso pra um sagitariano(a) é perder a liberdade e ser dependente, mas de uma coisa eu tenho certeza são as atitudes e o olhar que me dizem o quanto o Flor me Ama, assim como tenho certeza que ele sabe o quanto eu o Amo. Agora seu irmão é de sagitário então ele ama a vida e a namora também, quando sai briga sai de baixo, mas assim como começa nunca se sabe porque começa e também porque termina quem esta de fora entende nada, pensa que é tudo louko. Tem jeito não, nem tente nem queira entender. Voltando a você. Minha linda, não deixe que a tristeza te domine, saudades é algo que deve ser curtido com magia, recordações boas, encanto, enamorando-se e também cada um tem o seu tempo, quando é pra dar certo e é amor não existe o que impeça, distancia, dificuldades, barreiras, os outros, estes desistem é só não deixar que nos contaminem. Fofa um bom final de semana e se quiser mande e-mail. Beijos, que Deus te proteja e ilumine muito nesta fase agora com tantas afazeres.

    ResponderExcluir
  3. òtimo blog, muito interativo com otimos textos e interessante, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Perdoar-se, perdoar, não é fácil. Só sei que enquanto não perdoamos nos maltratamos, até adoecemos.
    Talvez para perdoar ao outro, requer colocar-se no lugar do outro. É o tipo de assunto fácil de falar, mas de uma dificuldade para praticar enorme.
    Vou refletir.
    abraços

    ResponderExcluir
  5. Perdoar é a melhor coisa a fazer, mas tudo tem seu tempo.

    ResponderExcluir
  6. oii Elane...
    eu conheço essa passagem... achei bacana vc falar sobre algo do evangelho no post...
    as pessoas sao muito egoistas... querem as coisas pra elas, mas nao pensam no outro, como foi o caso desse homem... ele quis o perdao, mas nao soube perdoar o outro.
    beijo

    rosanars.zip.net

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Vim lhe fazer uma visitinha!
    Uma ótima semana!
    Beijos
    http://sex-appeal.zip.net
    http://cara-nova.zip.net

    ResponderExcluir
  8. Menina,cade voce? Volta, vem um pouquinho, deixa a tristeza de lado se é que ela existe, pega o violão e faz uma canção, escreve, fala de amor, de sonhos, de paz, mas não nos deixe sem sua presença....beijos carinhosos em seu coração cheio de amor....

    ResponderExcluir
  9. Vim aqui, e cadê você? Onde foi? Não vale esta de vou sumir, isto é pra covardes. Você é guerreira e vitoriosa. Você pode até ausentar-se que eu entendo, afinal a vida é uma correria e vivê-la é o que se tem de melhor a fazer, mas sumir não é o melhor remédio. O remédio é sempre amargo, mas cura. Então estou aqui esperando você pra festa. É pra festa porque estou com saudades suas e quero fazer festa porque sei que vais voltar logo.Beijos uma ótima semana com muita paz, luz e amor no coração e na alma.

    ResponderExcluir
  10. Não.. não.. vc não magoou... que ama vc jamais conseguirá acoplar uma mágoa. Existem equívocos e eles, são absorvidos com serenidade. Amo vc! bjs

    ResponderExcluir

Agradeço suas preciosas palavras!!bj!!

Você pode gostar:

Decepção

Em algum momento da vida sofremos decepções pequenas e grandes, seja com algum amigo, familiar, a pessoa que nos relacionamos intimamente, ...