sábado, 30 de maio de 2009

hei,tenha calma...

“NÃO ANDEIS ANSIOSOS PELO AMANHÃ; BASTA CADA DIA O SEU PRÓPRIO MAL”. Mateus 6:34

Em alguns momentos, temos a impressão de que Deus está muito distante como se estivesse indiferente às nossas necessidades, sem pressa alguma em nos atender. Surge, a partir daí, uma tensão, entre a nossa pressa e a aparente demora de Deus. O resultado, não raro, é a sensação de abandono, de agonia e de impotência total.

Há três reflexões que precisamos fazer nessas ocasiões.

A primeira, Deus não tem pressa!

O agir de Deus como Senhor do tempo, da vida e da história é na exata medida de sua precisão. Ele é perfeito em tudo que faz. A pressa é própria do homem. Nossas neuroses não combinam com a paciência de Deus, sendo sempre bom lembrar que a nossa pressa não altera a ordem natural das coisas. O fluxo da vida é como o leito de um rio, que corre sozinho, sem pressa e ninguém consegue apressá-lo.

Em segundo lugar, a aparente demora de Deus deve ser entendida por nós como um tempo pedagógico.

Enquanto esperamos, Ele nos está ensinando algo. Muitas vezes, é na expectativa da espera que encontramos tempo para um mergulho em nossa interioridade mudamos nossas percepções, refletimos sobre nossos valores, sentimentos e prioridades. Esperar origina uma forma de aprender. Quando esperamos por Deus, estamos aprendendo com ELE.

Uma terceira reflexão que deparamos no espaço do tempo entre a procura e a resposta, é que na vida nada melhor que um dia após o outro.

O tempo sempre nos traz à luz aquilo que não conseguimos enxergar de imediato, porque a pressa encobre nossa visão. Conseqüentemente, a paciência produz a experiência, e a experiência nos conduz a esperança. Quem quiser colher frutos no futuro, precisa aprender a plantar esperança e paciência. Logo, por que apressar o rio se ele corre sozinho e naturalmente?

A cultura do imediato, das respostas prontas, da comida rápida e das demais neuroses que a sociedade moderna nos impõe, acaba roubando de nós a paciência, uma das virtudes mais indispensáveis para quem quer viver uma vida melhor, e colher os frutos de um amanhã salutar.

A vida desenvolve uma contínua construção, sempre inacabada, que exige repensar valores, vivênciar novos sentimentos, aprender novas lições, conquistar novos espaços e vislumbrar novos horizontes. A vida é pedagogia pura. Ela é um aprendizado forjado nas lições do cotidiano.

Deixemos, pois, que cada dia dê conta de si mesmo, e que despeje suas águas turvas, cheias de mazelas e tensões, sempre ao pôr do sol. Tenhamos sempre em mente que Deus está no controle de tudo inclusive do tempo.

Porque, então apressar o rio? Siga o conselho de Jesus, o Mestre da vida: “Não andeis ansiosos pelo amanhã; basta a cada dia seu próprio mal”.

Deus não tem pressa! Nós é que não sabemos viver. Espere em Deus, lance sobre Ele todas as suas ansiedades porque é Ele quem cuida de nós. Respire fundo e entregue a Deus nesta manhã aquilo que mais te angustia, que mais te preocupa, e então sentirás um grande alívio em seu coração, e conseguirá novamente viver e sorrir.

Apóstolo Estevam Hernades – Igreja Renascer em Cristo.


conheçam o blog de Sérgio Ricardo Jr
um rapaz de 16 anos, mas com maturidade
e amor pelo próximo e à vida!!

 http://sergiojunior16.blogspot.com



7 comentários:

  1. boa tarde...

    legal essa postagem...

    é temos que ser paciente e melhor ainda é aprender com Deus...

    bju

    ResponderExcluir
  2. QUERIDA ELANE, BELÍSSIMO TEXTO... QUANDO AQUI CHEGUEI ESTAVA NECESSITADA DE OUVIR ESTAS PALAVRAS... A TUA LEITURA TROUXE A PAZ Á MINHA ALMA... OBRIGADA AMIGA,
    ABRAÇOS DE AMIZADE,
    FERNANDINHA

    ResponderExcluir
  3. Elane,muito interessante essas tres situações de interpretação. Muito esclarecedor e pronto para colocarmos em prática. Lendo alguns "alfarrábios" meus achei algo sobre o tempo. Resumindo, temos o nosso tempo queé chamado de chronos(Cronos de cronômetro - medida do tempo) e o tempo de Deus chama-se Kairós. Kairós é a "melhor hora para acontecer certa situação." Deus sempre nos atende na melhor hora para recebermos a graça quepedimos. Não sei se me fiz entender. Linda sua postagem. Beijos. Manoel.

    ResponderExcluir
  4. OI!

    Tbem gostei muito do seu blog...

    Abraços,

    Ekatala

    www.ekatala.com.br

    http://ekatala.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. “Não andeis ansiosos pelo amanhã; basta a cada dia seu próprio mal”.
    Esta frase é quase um mantra pra mim, acho genial e procuro segui-la!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. "Dar tempo ao tempo"... frase sábia dos antigos. Tudo tem um propósito e o tempo é um ótimo aliado. Um domingo maravilhoso a você e aos seus! Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Belissimo seu post, refelxivo, Deus jamais se afasta de nos, somos nos que nos afastamos Dele, com nosso egoismo, nossa ansiedade, e de nada adianta, pois tudo ocorre em nossas vidas no tempo certo Dele, e quem somos nos pra discutir isso? Temos apenas que ter fe, pois com ela tudo nos sera acrescentado, pois Ele ja sabe de nossas necessidades muito antes de pedirmos...tenha uma semana de muito amor e paz no coração, meus beijos na alma...

    ResponderExcluir

Agradeço suas preciosas palavras!!bj!!

Você pode gostar:

Decepção

Em algum momento da vida sofremos decepções pequenas e grandes, seja com algum amigo, familiar, a pessoa que nos relacionamos intimamente, ...