terça-feira, 13 de julho de 2010

Gostei desse texto...

A Prisão de Cada Um

O psiquiatra Paulo Rebelato, em entrevista para a revista gaúcha Red 32, disse que o máximo de liberdade que o ser humano pode aspirar é escolher a prisão na qual quer viver.

Pode-se aceitar esta verdade com pessimismo ou otimismo, mas é impossível refutá-la.

A liberdade é uma abstração.

Liberdade não é uma calça velha, azul e desbotada, e sim, nudez total, nenhum comportamento para vestir. No entanto, a sociedade não nos deixa sair à rua sem um crachá de identificação pendurado no pescoço.

Diga-me qual é a sua tribo e eu lhe direi qual é a sua clausura.

São cativeiros bem mais agradáveis do que Carandiru (ex-presídio brasileiro de péssimas condições). Para pegar sol, ler livros, receber amigos, comer bons pratos, ouvir música, ou seja, uma cadeia à moda Luis Estevão (parlamentar preso em cela especial), temos que advogar em causa própria e habeas corpus, nem pensar.

O casamento pode ser uma prisão. E a maternidade, a pena máxima ...

Um emprego que rende um gordo salário trancafia você, o impede de chutar o balde e arriscar novos vôos. O mesmo se pode dizer de um cargo de chefia. Tudo que lhe dá segurança, ao mesmo tempo o escraviza.

Viver sem laços igualmente pode nos reter.

Uma vida mundana, sem dependentes para sustentar, o céu como limite: prisão também.

Você se condena a passar o resto da vida sem experimentar a delícia de uma vida amorosa estável, o conforto de um endereço certo e a imortalidade alcançada através de um filho.

Se nem a estabilidade e a instabilidade nos tornam livres, aceitemos que poder escolher a própria prisão já é, em si, uma vitória.

Nós é que decidimos quando seremos capturados, para onde seremos levados. É uma opção consciente. Não nos obrigaram a nada, não nos trancafiaram num sanatório ou num presídio real, entre quatro paredes.

Nosso crime é estar vivo e nossa sentença é branda, visto que outros, ao cometerem o mesmo crime que nós - nascer - foram trancafiados em lugares chamados analfabetismo, miséria, exclusão..

Brindemos: temos todos cela especial!

Martha Medeiros





amigos e amigas, desculpem a ausencia, prometo retribuir o carinho
Bjo na alma,
Elane

8 comentários:

  1. Nosso crime é estar vivo,,,realmente é,,,e como é dificil isso,,,acho que pegamos pena maxima,,,solidão,,,tristezas,,,vazios,,,,e uma grande loucuras nas madrugadas,,,,mas que coisa,,,um carro louco atropelou seus oculos...rs...rs....olha,,,eu como nasci de oculos...rs..rs...não corro esse risco,,,eu so nao durmo com ele, o resto,,,rs,,rs,,rs,,,tudo eu to de oculos.....beijos menina,,,muito bom ver voce no Livro,,,,um lindo dia e espero que esteja tudo na paz de Deus com voces por ai....beijos e beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostei deste texto também, o pior ou o bom é que nós é que escolhemos a prisão e ela pode ser agradável ou uma sentença depende de como você vive a vida de forma otimista como se a sua vida fosse uma benção e ou pessimista como se a sua vida fosse um castigo. Depende sempre de como você acorda pra vida e resolve vivê-la, pois existe dois caminhos na vida: "Ou passamos nós por ela ou ela passa por nós".
    OBS: Você viu que estou indo a belô, vou dar aquele abraço no nosso amigo e comprar o livro dos dias. bjs

    ResponderExcluir
  3. Sinto dificuldade de digerir o que a MArtha disse. Viver é algo maravilhoso e não fazer algo que gosto não é sentir-se preso, pois a minha consciência não valoriza o que não faço, mas o que posso fazer de melhor. Só de poder escolher o caminho que se quer seguir, o livre-arbítrio entra em ação. Se escolher é assumir responsabilidade, isso, para mim, mostra que sou livre, pois faço-o com consciência.

    Um doce beijo, Anjo!!!

    ResponderExcluir
  4. Um beijo muito carinhoso no seu coração e um lindo dia pra ti,,,,fica com Deus.

    ResponderExcluir
  5. Um super beijo de lindo final de semana pra ti menina,,,fica com Deus.

    ResponderExcluir
  6. A vida é uma perfeita abstraçao;mas se a enxergarmos apenas por essa ótica,ficaremos loucos...entao prefiro ignorar...e viver intensamente minha prisao...alias...muito boa...rsrs
    bjo Lane...

    ResponderExcluir
  7. Um imenso beijo de linda semana pra ti menina,,,saudades de ti,,,conheci a Vilminha,,,que amor de pessoa,,,ela tirou fotos,,,to esperando ela me mandar....beijos e beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá, saudades .
    Hoje a notícia é boa. A Gabi passou no Curso de Direito da Fauldade Santa Cruz. A família ta em festa. Beijos

    ResponderExcluir

Agradeço suas preciosas palavras!!bj!!

Você pode gostar:

Decepção

Em algum momento da vida sofremos decepções pequenas e grandes, seja com algum amigo, familiar, a pessoa que nos relacionamos intimamente, ...